Universo Blogger

Layout by



quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Profissional deve apostar em novas áreas para ter sucesso




Há 600 mil advogados no Brasil e 300 mil exercem a profissão em São Paulo.Os números assustam,certo? Mas quem pensa em seguir carreira pode respirar aliviado,pois o mercado não está saturado de acordo com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil,Cezar Britto. “Cerca de 20% dos advogados do mundo estão no Brasil e ,por incrível que pareça,ainda há campo para quem já atua na área e para os futuros profissionais”,analisa.
A escolha pelo curso de direito sempre atraiu muitos candidatos pelas grandes possibilidades de emprego que a profissão oferece.Mas ,segundo Britto,as boas oportunidades surgem para as pessoas que acompanham as mudanças do mercado. “As áreas promissoras são ambiental,assessoramento ao terceiro setor,tributário e eleitoral,por exemplo.Quem optar por segmentos diferentes da rotina e atuar em cidades do interior terá mais chances no futuro”,acredita.
Para o presidente da OAB,o perfil dos profissionais está mudando. “Hoje ,os advogados são mais jovens e utilizam a tecnologia no dia-a-dia.Por isso,os antigos profissionais estão tentando se adaptar às mudanças e buscando novas ferramentas.”
No site da Ordem dos Advogados do Brasil (www.oab.org.br),há a lista das melhores instituições de ensino no país.Quem se graduar em direito poderá atuar como advogado,delegado,procurador,juiz e promotor. “Como advogado,há cerca de 20 áreas para atuar,como direito ambiental e direito eletrônico” ,explica o professor de direito empresarial Sergio Gabriel,da Faculdade de Direito da USP, a São Francisco.Para ele , a profissão exige um aperfeiçoamento constante.
A dica para ter sucesso é apostar em áreas com grande demanda,como crimes financeiros.É o caso do advogado Marcos Aurélio Montemor,que atende tantos casos que acabou montando um escritório com mais dois profissionais. “Estou sempre no fórum,em delegacias,nos tribunais de Brasília e também viajo para outros estados brasileiros.Há muito trabalho”,conta Montemor;que atua na capital paulista e é formado há cinco anos.O salário para recém-formados varia de R$ 2 mil a R$ 3 mil.

Fonte: Jornal Diário de São Paulo de 21/10/2007

Nenhum comentário: