

Fiéis ao seu estilo, Adam e Jamie decidiram desvendar os mitos que envolvem “Tubarão”, filme de grande sucesso de Steven Spielberg, que já completou 30 anos.
O filme “Tubarão”, dirigido por Steven Spielberg, lançado em 1975, continua sendo até hoje um clássico do gênero, mas depois de provocar fobia marítima e de formar várias gerações de crédulos, recebeu um tributo de Jamie e Adam, que decidiram homenagear o filme. Fiéis ao seu estilo inquisitivo, eles resolveram desvendar os vários mitos existentes ao redor da trama.
Por exemplo, um tubarão pode ter tanta força quanto o de Spielberg e ser capaz de arrastar um barco? Um soco no nariz de um tubarão pode fazer com que ele se afaste? E, ainda, ele pode explodir se for colocado um tanque de oxigênio em sua boca e for disparada uma bala certeira neste tanque?
A primeira situação que Adam e Jamie quiseram provar foi se realmente um tubarão podia ter tanta força para manter durante várias horas três barris flutuantes, ou se era capaz de arrastar o barco, que no filme se chama Orca, com o motor ligado e acelerando na direção contrária.
Para provar se era possível, Adam decidiu buscar tubarões grandes como os vistos na tela nas Ilhas Faralon, a 43 km de San Francisco. Foi descoberto que esta classe de tubarões é uma espécie em extinção e que não vale a pena arriscar sua vida somente para resolver uma dúvida, por mais “filosofal” que seja. Isso os levou à Flórida primeiro, e logo depois até as Bahamas, em busca de tubarões menores, conhecidos como “reef sharks” (tubarões de recife).
Com o auxílio do pessoal do Centro Biológico Bikini, eles avaliaram quantos quilos podem ser arrastados por um tubarão, para descobrir a resposta em que ambos já haviam pensado: o seu próprio
Com o auxílio do pessoal do Centro Biológico Bikini, eles avaliaram quantos quilos podem ser arrastados por um tubarão, para descobrir a resposta em que ambos já haviam pensado: o seu próprio peso.
O segundo mito do filme é aquele que afirma que uma pessoa, ao se ver ameaçada por um tubarão, deve dar um soco no nariz, olhos ou guelras do animal para que ele recue. Este mito exigiu vários preparativos e croquis que eles gostam de desenhar.
A verdade é que, com medo de calcular mal o golpe e se machucarem, eles preferiram usar seu boneco favorito: Buster. Desta vez, o manequim recebeu roupa de mergulhador abastecida de peixe cru para que os tubarões se aproximassem. Mas primeiro eles tiveram de desenhar um sistema com o qual, pelo seu comando, Buster lançaria um soco no nariz do animal com seu braço de alumínio produzido para a ocasião.
Em conseqüência de “problemas técnicos”, Buster voltou com uma mão a menos e obrigou Jamie a colocar a roupa de mergulhador e ir até os tubarões. resultado: pode ser que estes golpes destraiam o tubarão, mas não há como afirmar que eles irão salvar a vida de uma pessoa.
Eles deixaram a carga explosiva para o final. Adam armou um protótipo de cabeça de tubarão e colocou um tanque de oxigênio dentro. Peter Benchley, o autor do livro Jaws, que inspirou o filme de Spielberg, fez o tubarão morrer com um tiro de harpão de Quint e dizem que ele nunca achou muito plausível a versão do tanque explosivo criado pelo diretor.
É para isso que servem os caçadores de mitos, não é mesmo? O que eles descobriram foi que os tanques de oxigênio que os mergulhadores usam são como bombas, cada cilindro tem ar suficiente para encher uma cabine telefônica e este ar está guardado a uma pressão enorme. Mas eles também descobriram que os tanques são muito seguros e não explodem facilmente, a menos que alguém faça algo muito radical. Com a ajuda de Frank Dolie Jr., do FBI, Adam e Jamie fizeram o tanque voar pelos ares em uma base naval desativada. Overedicto? É possível
adooooooooooro eles!!.. adooooooro esse programa!!.. XD
(site oficial do Discovery Channel)
até a próxima!!...

2 comentários:
Mari e Lê... adorei o BLOG, a iniciativa e espero entrar sempre pra dar meus palpites de TIA VELHA... hahaha CRIATURA adorou e deixa um NENFU pra vcs... beijos queridas.... quebrem tudo!
eu ammmmmmoooooooooooooooooooooooo eles 0_o
Postar um comentário